segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

FAZENDO A POLÍTICA DO BEM.
Em sua concepção, política é todo um conjunto de planos que objetivam melhor direcionar os rumos de uma coletividade. Pode-se dizer que a política caracteriza-se como a orientação ou atitudes de um governo em relação a certos assuntos e problemas de interesse público, como educação, infra-estrutura, cultura....
Sobre uma outra perspectiva, a política pode ser entendida como uma ciência, de caráter social, responsável por investigar os meios que as autoridades devem empregar, afim de alcançar o bem estar da sociedade como um todo.
Todavia, muitas vezes a politica é associada a algo ruim, conferindo-lhe o significado de algo que ajuda os homens (os políticos) a alcançarem o poder, ou seja, para muitas pessoas, infelizmente, política significa apenas eleições, campanhas eleitorais, comícios, lutas de partido.
Sendo assim, é fundamental que consigamos diferenciar politica de politicagem. O que vemos acontecer em períodos de eleição, correrias, brigas, compras de votos (isso dá cadeia, de acordo com a lei nº 9504/1997) pode ser considerado uma repudiável ramificação da política, popularmente chamada de "politicagem".
Alguns teóricos definem politicagem como "o uso da política de uma forma nojenta e podre". Perceba que muitos candidatos que se auto denominam políticos, são na realidade seres politiqueiros, que orientam suas ações pensando unicamente em obter benefício por meio de mentiras e promessas de mundos e fundos.
As eleições estão chegando, é cabe a nós cidadãos de bem, desmascarar os maus políticos. Atitudes como estas, de repúdio aos "falsos profetas", ajudam a pavimentar o caminho que leva a construção de uma sociedade mais justa!
Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário