segunda-feira, 23 de maio de 2011

 

Rui Costa será interlocutor no MEC para expansão da UFRB


A necessidade de expansão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi um dos principais tópicos na reunião realizada sábado (14 de maio), na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Cachoeira, a cerca de 120 km de Salvador. O reitor reeleito Paulo Gabriel Nacif apresentou as principais linhas de seu projeto para o deputado federal Rui Costa, que se comprometeu a interceder no diálogo com o Ministério da Educação (MEC) para que seja aumentado o número de vagas para professores e técnicos da instituição.
A exposição do reitor Paulo Gabriel Nacif sobre o atual status da UFRB e a intenção de que seja inaugurado novo campus na cidade de Santo Amaro, vizinha a Cachoeira, aconteceu durante a passagem da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, ao Recôncavo. Além do deputado federal Rui Costa, acompanhavam a ministra em sua primeira viagem oficial à Bahia o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Elói Ferreira de Araújo, e os prefeitos Fernando Antônio Pereira, de Cachoeira, e Ricardo Machado, de Santo Amaro.
Engenharia do espetáculo e economia criativa serão algumas das áreas em que a nova unidade da UFRB deverá investir seus cursos de graduação e pós-graduação. Segundo o reitor, a universidade tem recursos para a aquisição de imóveis e terrenos e mesmo para parte dos equipamentos, mas a expansão esbarra na questão de pessoal. “Nosso desafio é conquistar vagas para professores e técnicos no MEC. O ideal é que a questão da rubrica orçamentária seja simplificada”, afirmou.
Depois de se colocar à disposição para auxiliar na conquista dessas vagas, o deputado federal Rui Costa alertou o reitor do prazo para que o projeto de expansão esteja formatado a ponto de ser incluído no orçamento de 2012. “A chegada da UFRB a Santo Amaro será benéfica para o Recôncavo porque é também uma estratégia de qualificação urbana para o município”, afirmou. Em Cachoeira, parte dos imóveis da Santa Casa de Misericórdia já está pronta para cessão.
O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, destacou a necessidade de se fazer um estudo aprofundado da atual conjuntura econômica daquela região do Estado para que esses dados possam orientar a formatação do projeto de expansão. “É preciso uma estratégia de ações transversais no governo, com o MEC e com o MinC. Daí pode-se criar uma política de educação e cultura para a região”, argumentou.
O deputado federal Rui Costa visitou ainda as obras de restauração do prédio do Cine Teatro Glória, uma das últimas ações do programa Monumenta (Iphan) na Bahia. O edifício, construído em 1923, faz parte do casario colonial do município de Cachoeira, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A obra deve estar concluída até o final deste ano e o prédio será incorporado à extensão do campus da UFRB, para o curso de Cinema e Audiovisual, além de servir de sala de espetáculos e projeções de filmes para a população.
A UFRB foi levada para Cachoeira, em 2009, mediante um convênio entre os ministérios da Cultura da Educação. O MinC entrou com a compra e restauração do prédio onde a instituição foi implantada, uma antiga fábrica de charutos do município. A chegada do campus universitário causou um grande impacto econômico na cidade, movimentando o comércio e aquecendo os preços do setor imobiliário. A demanda por vagas nos cursos da UFRB em Cachoeira, atualmente com cerca de dois mil alunos, é crescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário